CalosidadesEstas queratopatias são um aumento de produção de queratina (acumulação de pele) em determinadas zonas da planta do pé e dos dedos. Podem ser observadas sob dois aspectos, nomeadamente os Helomas (calos) e as Hiperqueratoses (calosidades).
Os "calos" são mais pequenos, mais discretos e tendem a ocupar as camadas mais profundas da pele quando comparadas com as "calosidades". Estes podem ainda surgir em cima, na lateral, na polpa dos dedos (de consistência mais dura), ou entre os dedos (de consistência mais mole). Surgem também na planta do pé, isolados e são igualmente dolorosos.
Fundo de SacoAs "calosidades" são espessamentos da pele mais extensos, sem limites bem definidos e menos discretas, tendo tendência para surgir mais no calcanhar e na zona metatársica (zona imediatamente antes dos dedos). Estas queratopatias surgem devido ao uso de sapatos de tamanho inferior ao pé, com forma estreita e de salto alto, causando fricção ou excesso de pressão em determinadas zonas do pé. Podem também surgir devido à proeminência de algum osso (ex.: joanete), a deformidades estruturais (ex: dedos sobrepostos) ou ainda devido a alterações no apoio do pé (aumentando a pressão em determinadas zonas).
Nota: Não use alicates, tesouras, lâminas ou outro instrumento de corte, nem use substâncias químicas (ex.: calicidas) para remover as calosidades ou calos, pois pode ferir a pele e causar o aparecimento de infecções.
Visite um podólogo pois, este é um profissional que pode ajudar a prevenir e a cuidar corretamente de seus pés.


Nenhum comentário:
Postar um comentário