segunda-feira, 28 de julho de 2014

Atenção:


Os méritos às postagens abaixo são para Espaço dos pés- podóloga Alexandra Kriiger.
Queratopatias Digitais e Plantares (Calos e Calosidades)
CalosidadesEstas queratopatias são um aumento de produção de queratina (acumulação de pele) em determinadas zonas da planta do pé e dos dedos. Podem ser observadas sob dois aspectos, nomeadamente os Helomas (calos) e as Hiperqueratoses (calosidades).
Os "calos" são mais pequenos, mais discretos e tendem a ocupar as camadas mais profundas da pele quando comparadas com as "calosidades". Estes podem ainda surgir em cima, na lateral, na polpa dos dedos (de consistência mais dura), ou entre os dedos (de consistência mais mole). Surgem também na planta do pé, isolados e são igualmente dolorosos.
Fundo de SacoAs "calosidades" são espessamentos da pele mais extensos, sem limites bem definidos e menos discretas, tendo tendência para surgir mais no calcanhar e na zona metatársica (zona imediatamente antes dos dedos). Estas queratopatias surgem devido ao uso de sapatos de tamanho inferior ao pé, com forma estreita e de salto alto, causando fricção ou excesso de pressão em determinadas zonas do pé. Podem também surgir devido à proeminência de algum osso (ex.: joanete), a deformidades estruturais (ex: dedos sobrepostos) ou ainda devido a alterações no apoio do pé (aumentando a pressão em determinadas zonas).
Nota: Não use alicates, tesouras, lâminas ou outro instrumento de corte, nem use substâncias químicas (ex.: calicidas) para remover as calosidades ou calos, pois pode ferir a pele e causar o aparecimento de infecções.

Visite um podólogo pois, este é um profissional que pode ajudar a prevenir e a cuidar corretamente de seus pés.






Verrugas
São infecções da pele provocadas pelo vírus HPV (papiloma vírus humano)Verrugaque se desenvolvem na planta do pé e/ou dedos após contacto directo. Este vírus entra no organismo através de feridas que existam na pele, sendo que a pressão exercida ao caminhar pode facilitar a entrada do mesmo.

É preciso ter presente que este vírus pode manter-se activo em vários locais possíveis de contaminação durante meses.

São contraídas em zonas contaminadas, sendo mais comum em balneários públicos, zonas em volta das piscinas, banheiras de hotéis, tapetes de ginásio, sapatos de bowling, etc.

As verrugas plantares podem ter vários tamanhos, aspectos e formas, sendo muitas vezes confundidas por um "calo".



Como descobrir se sou alérgica à esmaltes?

Existem muitas mulheres que são alérgicas à esmaltes e descobriram isso por causa de alguns sintomas, e como sabemos que muitas outras desconhecem esses sintomas e até as causas desse tipo de alergia, vou explicar nesse post!
É comum as mulheres não perceberem imediatamente que possuem alergia à esmaltes, isso porquê os sintomas – coceiras, inchaços e vermelhidão – variam de pessoa para pessoa, não ocorrem em etapas específicas da vida (você pode descobrir a alergia adolescente ou adulta) e geralmente aparecem em locais que não sejam perto das unhas: pescoço, rosto e olhos, já que são regiões que automaticamente colocamos as mãos. Essa alergia é causada por causa de alguns componentes dos esmaltes: tolueno, formaldeído e outros pequenos pigmentos.

Então, quando a mulher for ao dermatologista e tiver a alergia comprovada (através de exames), deverá suspendar o uso de esmaltes comuns e investir em esmaltes hipoalergênicos, que são livres de tolueno e formaldeído. A maioria das marcas já estão investindo nesse tipo de esmalte, como a Risqué e a Impala e algumas não possuem tolueno e formaldeído em sua composição, o que é o caso da Colorama e O Boticário.

Então, atenção aos sinais do seu corpo