PODOLOGIA ESPORTIVA
Além de proporcionar a saúde e o bem-estar dos pés, a Podologia Esportiva busca minimizar o atrito sofrido nos pés dos atletas durante os treinos e competições, com base na modalidade esportiva e no tipo de calçado usado na sua prática.
Os pés dos atletas são colocados sob imensas pressões que podem resultar em lesões importantes. O acompanhamento e diagnóstico precoce, assim como evitar complicações relativamente à biomecânica do pé, são ferramentas indispensáveis para uma saudável prática esportiva.
Os pés são a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo e ficam sujeitos a uma enorme tensão e desgaste.
Entre as patologias que os corredores estão mais suscetíveis, devido ao ritmo de treinamento e competições, podemos destacar:
- Bolhas: devido ao constante atrito e pressão que os pés sofrem.
- Micose nas unhas: a unha sofre um descolamento, devido a traumas. Isso acaba sendo uma porta de entrada para fungos;
- Pé de atleta (frieira): a umidade que fica alojada entre os dedos dos pés, por causa do uso constante de tênis ou chuteira, ajuda na proliferação de fungos.
- Unha encravada: devido ao corte incorreto somado a traumas ocasionado por impacto, as unhas dos pés crescem no formato errado e entram na pele. Este quadro pode ocasionar uma infecção e até a perda desta unha.
- Calos e Calosidade: devida à pressão intermitente do calçado e o peso do corpo, a pele responde ficando mais grossa. Este "engrossamento" da pele ajuda no começo, porém no decorrer do tempo ela se acumula tornando-se uma irritação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário