Quando sadios, os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante o caminhar, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto.
A estrutura do pé infantil é bastante frágil. Ao nascer, as deformidades dos pés estão relacionadas à posição intra-uterina forçada. Apenas algumas pequenas porções do esqueleto do pé e tornozelo estão ossificadas, sendo que sua maior parte é constituída por cartilagem.
Até os oitos mêses de idade, os ossos são relativamente largos e de contornos arredondados. O bebê passa a maior parte do tempo deitado e nessa fase é aconselhável que esteja descalço em casa ou quando a temperatura ambiente o permita.
A ossificação vai ter lugar até os seis anos de idade, quando atinge forma semelhante ao adulto. A formação final tem lugar entre os 14 e 20 anos. As crianças até 2 anos devem ser estimuladas a andar descalças, para exercitar a musculatura de seus pés.Quando chegam à idade escolar, a maioria já sofre algum problema nessa parte do corpo, quase sempre estimulado pelo uso de calçados inadequados.
Cuidados:
-Corte de unhas de forma reta
-secagem de pés e dedos usando mesmo secadores de cabelo na temperatura fria
-usar alcool 70° na região interdigital (entre os dedos)para evitar frieiras
-uso de desinfetantes e bactericidas (lisoform) diluidos em agua para borrifar calçados e
enxagues de meias para evitar fungos
-usar meias de algodão pois estas absorvem o suor dos pés
-atenção especial à crianças que fazem uso constante de chuteiras e tenis pois são verdadeiros vilões para o aparecimentos destas podopatias.
- O uso indiscriminado de calçados de bico fino e saltinhos tem causado muitos prejuizos aos pés das crianças, que tem adquirido patologias como joanetes, unhas encravadas, problemas posturais (coluna vertebral, cintura pelvica, joelhos, enfim desarticulando todo o conjunto biomecanico.
-Caso haja qualquer sintoma como rachaduras, coceiras, laminas (unhas) descaracterizadas procure um medico dermatologista, e faça um acompanhamento podologico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário